A Cintura da Lata do Leite Moça

15dez12

leite moça

Não gosto muito de doce. Desses doces bem doces. Não gosto muito de leite condensado, nem brigadeiro. Mas adoro tapioca e minha tapioca favorita é, infelizmente, a de coco com um pouquinho de leite condensado. Só como leite condensado com tapioca. Isso me lembra dos anos que estudava arquitetura e ia quase toda semana comer tapioca na faculdade vizinha com meus amigos.

Comprei outro dia no supermercado uma goma de tapioca e uma lata de leite condensado para fazer tudo em casa. Eu nunca tinha comprado uma lata de leite condensado, apenas uns bastõezinhos que desapareceram dos supermercados. Se alguma vez abri uma lata de leite condensado, isso faz muito tempo. Sim, eu já tinha visto a nova lata de leite condensado, do Leite Moça Nestlé. Mas eu nunca tinha manipulado uma.

A nova lata (depois descobri que ela foi lançada em 2005, há mais de 7 anos) é uma das piores peças de design que eu já vi na vida. A “nova” latinha tem uma cintura, uma cintura da moça, provavelmente alguma piada machista sem graça do desenvolvedor do produto afinal o símbolo mais forte de uma moça é sua cintura. Tudo isso daria para perdoar. Mas design que não funciona não dá.

A latinha da Nestlé dificulta o que já é uma das atividades mais difíceis e arriscadas da cozinha: o abridor de lata não adere à fina borda e a cinturinha da moça dificulta que ela seja rotacionada com segurança. A lata é perigosa e muito. É praticamente impossível abrir ela até o fim (retirar a tampa totalmente) com um abridor convencional, desses que 99% da população brasileira. Não abre.

Quantos cortes esse design fantástico da latinha já induziu? Isso sem falar que todas as latas na Europa e mais metade do mundo vem com um dispositivo para abertura (sem o uso do abridor) o que ameniza muito o risco de acidentes. Ou seja, o custo adicional que esse puxador metálico teria no Leite Moça, é externalizado para o sistema de saúde, em pessoas que são atendidas com corte (e podem ocorrer cortes bem profundos…) nos hospitais.

Disseram-me que a lata é “revolucionária”, porque economiza alumínio. Pior ainda. Fizeram um design que não funciona com uma bela justificativa econômica (que justifica tudo). Se economiza alumínio não se pode criticar, nem mesmo se arrancar meu dedo fora. Aliás, o produto ficou mais barato com a lata “nova”? Aposto que não. E aposto que a produção é mais cara que a lata banal.

Como se tudo isso não bastasse, a cinturinha dificulta que a latinha seja raspada até o fim por dentro, aumentando o desperdício. Encontrei num blog da internet um artigo falando que a Nestlé tinha decidido mudar a lata para se “diferenciar” dos concorrentes, que usam a lata antiga, bem melhor que a “nova”. Acabaram, isso sim, por produzir uma excelente peça de péssimo design.

 Gabriel Kogan, 15/12/12

Anúncios


4 Responses to “A Cintura da Lata do Leite Moça”

  1. 1 Paulo Takimoto

    Não vou entrar no mérito técnico da qualidade do design (o que inclui sua eficiência e praticidade no uso), pois meu conhecimento nessa área é basicamente empírico. Mas acho importante pontuar dois aspectos. Um deles é que qualquer produto novo, substituto de um anterior já estabelecido, necessita de um certo tempo de adaptação. O outro está relacionado ao que você expôs: talvez o problema não seja o design da lata, mas a sua falta de experiência com latas e abridores manuais.

  2. 2 gabriel kogan

    Poxa, Paulo. Também não é assim. Eu sei usar um abridor. Existem outras latas para serem abertas, não só de leite condensado. Foi só nessa lata que eu suei a camisa. A borda da lata não consegue dar a alavanca necessária.

  3. 3 dk

    um bom design deve ser bom para todos, inclusive para os iniciantes na vida de abridores de lata de leite condensado, oras

  4. 4 Douglas

    A nova lata economiza muito em alumínio, o que além de baratear a produção, a torna mais leve, e seu novo formato suporta um maior empilhamento de latas, barateando também a logística. Se tens dificuldade de abrir por causa da “cintura”, posso estar falando besteira mas, ja tentou abrir pelo outro lado? (Comentário de engenheiro)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: