História do transporte público em SP: O metrô de 1927

01jul13

metrô da light

Enquanto o metrô de Paris inaugurou suas atividades em 1900 e o de Buenos Aires data de 1913; o metrô de São Paulo começou a ser construído apenas em 1969. Isso não é mero acaso.

Quando a cidade se aproximava da marca de 1 milhão de habitantes, em finais da década de 1930, a Light (The São Paulo Tramway, Light and Co. Ltd.), operadora dos bondes e responsável pela produção e distribuição de energia elétrica na cidade, propôs um sistema de linhas subterrâneas. O primeiro projeto foi apresentado em 1927. Nesse artigo do Correio Paulistano (ver imagem), o projeto de novas linhas no subsolo é apresentado. Ainda era uma rede bastante rudimentar, mas que pode já ser considerado um esboço de um metrô para a cidade.

E por que não foi para frente? É nesse período que entra em cena Prestes Maia, com as suas ideias que privilegiam o transporte privado de automóveis. Em seu Plano de Avenidas, de 1930, Maia desqualifica a proposta da Light, defendendo um modelo de cidade baseado no uso de carros. Portanto, o antagonismo entre carros e transporte público em São Paulo, se estabelece desde os primórdios dos debates, na década de 1920.

Na década de 1950, uma nova comissão é organizada pelo poder público para discutir a construção de uma rede de metrô em São Paulo. A chefia desse grupo é dada para ninguém menos que o próprio Prestes Maia. Não poderia mesmo ter resultado em algo. A cidade teria que esperar até o finalzinho da década de 1960 para, tardiamente, começar a construir sua rede de trens subterrâneos.

Depois disso, o metrô continuou a ser construído a passos de tartaruga, enquanto as obras viárias consumiam (e ainda consomem) gigantescas fatias dos orçamentos públicos, numa predominância da política do automóvel. Entre 1969 e 2013, a construção do metrô de São Paulo evolui ao lento ritmo de 1,68km/ano; enquanto a Cidade do México, que iniciou a construção da rede no mesmo ano, aumentou o sistema em 5,13km/ano. Ou seja, 3 vezes mais rápido.

Fonte da imagem: acervo do jornal Correio Paulistano, 15 de Maio de 1927

Gabriel Kogan 01/07/2013

Anúncios


No Responses Yet to “História do transporte público em SP: O metrô de 1927”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: